DA LEITURA DA PALAVRA À LEITURA CRÍTICA DO MUNDO: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO DISCURSO PARA A PRÁTICA DA LEITURA NA ESCOLA

Autores

  • Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante

DOI:

https://doi.org/10.22456/2594-8962.142375

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo apresentar alternativas para o trabalho com a linguagem e a
leitura na escola. Norteia-se pela noção de leitura como um processo de produção de sentidos em
constante movimento, numa prática discursiva em situação concreta de interlocução, a partir de uma
visão de linguagem como opaca, não transparente. Desde essa ótica, busca-se pensar como o texto
significa e não o que ele significa, concebendo-o, assim, em sua discursividade. No intuito de
contribuir para essa prática, trazemos, aqui, uma abordagem discursiva, no trabalho com textos que
tratam de uma mesma temática, a partir de diferentes posições. Para atingir tal intento, apoiamo-nos
nos pressupostos teórico-metodológicos da A.D. materialista e em teorias desenvolvidas por Freire
acerca de texto e leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-09-14

Como Citar

Cavalcante, M. do S. A. de O. (2024). DA LEITURA DA PALAVRA À LEITURA CRÍTICA DO MUNDO: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO DISCURSO PARA A PRÁTICA DA LEITURA NA ESCOLA. Revista Conexão Letras, 19(31). https://doi.org/10.22456/2594-8962.142375