ENTREVISTA COM MARIA LÚCIA RAYMUNDO
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-3254.9054Resumo
Entrevistei Maria Lúcia Raymundo numa tarde de Sábadoem fevereiro de 2001. Conversamos ininterruptamente por uma hora e meia. Considero esta entrevista uma fonte histórica, uma parte do retrato de nossa identidade artística. Como atriz e professora viveu momentos importantes. Quisera que todas as atrizes, todos os atores e técnicos do teatro deixassem seu documento impresso como fez Maria Lúcia. Assim, teríamos a oportunidade de reconstruir nossos caminhos e deixá-los às gerações futuras para que pudessem reconhecer nossa tradição artística.
Maria Lúcia é atriz e foi professora do Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Fez sua formação nesta mesma escola
e em outras, nos Estados Unidos, na França e na Argentina. Como ela mesmo define, perto da oriental, é uma “salada”. Observei que encontramos fragmentos de suas idéias sobre teatro espalhados por diversos encenadores contemporâneos. Se, por um lado, esse trânsito de informações dificulta a tarefa de compreensão, por outro, abre as portas para uma eleição pessoal, para a constituição da própria proposta de montagem, tanto no treinamento do ator, como na criação cênica.
A orientação deste trabalho foi da professora Marta Isaacsson, do DAD – UFRGS
Downloads

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto distribuídos sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Disponível em: <http://creative commons.org/licenses/by/4.0>.
Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.