Entrevistas com o ator Carlos Vereza: memórias das Memórias do Cárcere (1984), de Nelson Pereira dos Santos
Entretiens avec l'acteur Carlos Vereza: souvenirs de Memórias do Cárcere (1984), de Nelson Pereira dos Santos
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-3254.134957Resumo
As entrevistas concedidas pelo ator Carlos Vereza fazem parte da minha Tese de Doutorado, defendida em 2019. É importante ressaltar que tais entrevistas foram realizadas na modalidade aberta, que prioriza a informalidade entre entrevistado e entrevistador, e que foram transcritas obedecendo a fala literal do entrevistado, numa tentativa de garantir a máxima fidelidade documental. Nelas, o ator Carlos Vereza revela o processo de recriação de Graciliano Ramos na adaptação fílmica Memórias do cárcere, de Nelson Pereira dos Santos. A interpretação de Vereza constrói uma imagem íntegra e unificada do homem que sofre a violência do cárcere. Esta é simbolizada pelo definhamento dos prisioneiros e na decadência física de Vereza, que não mediu esforços para incorporar a figura de Graciliano Ramos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto distribuídos sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Disponível em: <http://creative commons.org/licenses/by/4.0>.
Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.