Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.

Diretrizes para Autores

Cena é aberta a professores e pesquisadores, doutores ou doutorandos em Artes Cênicas e áreas conexas. Submissões de mestres ou de mestrandos bem como de graduados serão avaliadas desde que em co-autoria com seus orientadores ou pesquisadores doutores. Exceções serão possíveis, eventualmente, de acordo com a decisão dos Editores. Cena compõe-se das seguintes seções:

 

Artigos originais: trabalhos resultantes de pesquisa acadêmica. Sua estrutura deve atender a um formato reconhecido na área de conhecimento específica (Artes)  e deve conter pelo menos os seguintes itens: Introdução; Bases Teóricas; Abordagens Metodológicas; Considerações. Serão aceitos artigos originais escritos em espanhol sem a necessidade de tradução.

Conexões: artigos não-inéditos, escritos originalmente em outro idioma que não o português e o espanhol, traduzidos para o português.

Entrevistas: trabalhos resultantes de entrevistas realizadas com personalidades das artes (diretores, atores, coreógrafos, bailarinos, etc.). Sua estrutura deve conter uma introdução, na qual se apresenta o entrevistado e a seguir, entrevista transcrita e revisada. Sugere-se uma conclusão final e referências citadas ao final (de espetáculos, eventos, sites entre outras).

Ensaios: seção destinada a artigos de revisão e/ou reflexão sobre um determinado tema ou trabalho cênico, apontando para possíveis conclusões e/ou novas interpretações, sem ter a necessidade de sustentação em base empírica.

Resenhas: seção destinada a análises críticas de obras que tenham sido lançadas recentemente ou livros clássicos reeditados que tenham relação direta com o escopo da revista. Não serão aceitos manuscritos sobre obra de qualquer natureza (lançamento ou reedição) que já possua resenha publicada.

 

As seções Ensaio e Resenhas terão sua publicação conforme decisão da Comissão Editorial.

 

As submissões deverão obedecer aos seguintes requisitos:

1. Texto inédito no Brasil, não tendo sido publicado em outro periódico científico ou livro e que aborde quaisquer dos diversos aspectos das artes cênicas sob a forma de artigo, ensaio, crítica ou atualização bibliográfica, resenha de livro ou hipermídia.

2. O envio de todas as submissões deverá ser feito através da plataforma eletrônica http://seer.ufrgs.br/cena

3. Os trabalhos serão submetidos à avaliação de dois pareceristas. O autor será informado da necessidade de alterações ou adaptações no texto, caso sejam solicitadas nos pareceres.

4. Os trabalhos devem apresentar as seguintes características: devem ser escritos em fonte Arial 11; folha A4; espaçamento entre linhas 1,5; margem superior, inferior, direita e esquerda 2,5cm.  Os artigos e ensaios devem ter extensão de 20 a 40 mil caracteres com espaço. As entrevistas devem ter extensão de 15 a 30 mil caracteres com espaço. As resenhas e críticas, de 3.500 a 5 mil caracteres com espaço.

5. A primeira página do texto deve conter o título do trabalho centralizado, negrito e espaçamento simples. Abaixo, o título em inglês, com a mesma formatação. Ambos em letra 14. O título deve estar em caixa baixa, com apenas a palavra inicial ou nomes próprios em letra maiúscula. O subtítulo, quando houver, deverá vir com a primeira palavra iniciando em letra minúscula. 

6. Os artigos devem conter Resumo e Abstract com no máximo 300 palavras, espaçamento simples e em um único parágrafo. A seguir, devem constar as palavras-chave e keywords (mínimo de três e máximo de cinco, separadas por ponto, com primeira letra em maiúscula). O resumo deve ser escrito no impessoal, com a seguinte estrutura, dentro do possível: tema do texto, objetivo(s), questão(ões), metodologia e conclusões.

7. Para citações bibliográficas, usar os seguintes sistemas: citação direta: (Autor, data, página) e citação indireta: (Autor, data).

8. Citações com até três linhas devem aparecer no corpo do texto, entre aspas. Citações com quatro ou mais linhas devem vir em bloco, espaçamento simples, fonte Arial 10, recuado 4cm da margem esquerda do texto.

9. Ilustrações e tabelas devem ser numeradas em arábico na ordem em que aparecem no texto. Para cada uma, indicar em tamanho de fonte 10, acima, as palavras Figura 1  ou Tabela 1 seguidas de seus respectivos títulos e separadas por traço (-). Abaixo da imagem ou tabela, em tamanho 10, indicar a palavra Fonte, seguida de dois pontos, e texto respectivo e/ou autoria.  

10. Quando a citação direta apresentar destaque diferente do original deve ser inserido grifo nosso após a numeração da página, como (Santos, 2008, p. 10, grifo nosso). Quando o destaque estiver na referência original é obrigatório colocar grifo do autor, como (Santos, 2008, p. 10, grifo do autor). O mesmo deve acontecer em caso de tradução, inserindo tradução nossa (Santos, 2008, p. 10, tradução nossa). No caso de tradução é opcional colocar o texto original na nota de rodapé.

11. As referências devem aparecer no final do texto, em ordem alfabética, sob o título Referências em negrito e devem obedecer às normas da ABNT. Os títulos colocados nas referências serão APENAS as referências citadas. As referências estarão ao final do artigo, na forma de listagem, em ordem alfabética corpo 11, alinhadas pela esquerda, espaço simples. Entre as referências deve constar um espaço. Os títulos das publicações nas referências serão em itálico. Quando se repetir o nome do autor nas referências: usar 6 tracejados _______. Certifique-se que todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto estão em preto.

12. No caso de entrevista, usar o primeiro nome e apenas um sobrenome por extenso do entrevistador e entrevistado, sem recuo de parágrafo para a resposta do entrevistador.

13. O (s) nome(s) do(s) autor(es),  bem como seu(s) vínculo institucional(is)  devem constar somente nos metadados, assim como o número do ORCID (ver em https://orcid.org/). No texto propriamente dito não pode haver nenhuma forma de identificação de autoria.

14. Os textos devem passar por uma revisão ortográfica e das normas da revista, realizada por um profissional habilitado. Caso necessitem de indicação de revisores enviar e-mail para Revista Cena.

15. Cada um do/as autore/as e do/as coautore/as podem ter apenas um texto em processo de avaliação na revista. Devendo ser respeitado o intervalo de 12 meses entre a publicação de um/a (co)autor/a e a realização de uma nova submissão para avaliação.

ATENÇÃO: Para a submissão de artigo para a Revista Cena é preciso fazer login em nosso sistema e no canto direito da aba "Página do Usuário" encontrará a opção "Nova Submissão". Caso essa opção não apareça para você, aconselhamos entrar no seu perfil e verificar se a opção "Autor" está marcada, caso ela não esteja, marque-a e salve as modificações. Voltando para a página de usuário aparecerá a opção "Nova Submissão" e então é só seguir os passos que ali indicam.