EDUCAÇÃO CORPORAL NA CULTURA MODERNISTA - LIBERDADE E MERCANTILIZAÇÃO

Autores

  • Kent Sjöström Malmö Theatre Academy, Lund University

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.70090

Palavras-chave:

Treinamento de Atores, Técnicas Corporais, Discursos Corporais, Orientalismo, Vanguarda, Modernismo

Resumo

A prática do ator e o treinamento corporal durante o século XX estão especificamente relacionados não só com diferentes técnicas corporais, mas também com linguagem, sociedade moderna e o conceito de liberdade. O nacionalismo, o anti-intelectualismo, o purismo corporal e vitalista e a distância cética do projeto moderno no início do século XX servem de ponto de partida para uma discussão sobre o corpo do ator e o treinamento corporal. De um ponto de vista crítico, fenômenos como o orientalismo, o escapismo rural e a quantidade de técnicas corporais na formação dos atores na segunda metade do século XX são justapostos com retórica sobre a liberdade corporal e um consumismo de acordo com tendências no resto da vida da sociedade. O discurso em torno do conceito de liberdade corporal pode ser visto como um projeto disciplinar e uma mercantilização do corpo no mercado atual. Uma discussão contemporânea sobre identidades - como construções, autenticidade e pós-colonialismo - pode influenciar a educação dos atores e torná-la mais individualizada, mas também aumentar a consciência dos valores e relações de poder que estão em jogo quando se trabalha com diferentes técnicas corporais nessa educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kent Sjöström, Malmö Theatre Academy, Lund University

Kent Sjöström possui PhD em Teatro. É ator, encenador e professor Associado na Malmö Theatre Academy, Lund University(Suécia).

 

Possui bacharelado em Filosofia, Literatura e Estudos Dramáticos na Lund University na Suécia. Iniciou sua carreia artística como ator em grupos experimentais de teatro na Suécia em 1979. Nos anos seguintes dirigiu vários espetáculos pelo país e, nos últimos 25 anos tem trabalhado como professor convidado em academias de teatro na Suécia, Finlândia e Noruega. Desde 2013, é membro do comitê para pesquisa e desenvolvimento da academia National School of Performing Arts, em Copenhagem -  Dinamarca. Membro da International Brecht Society, participou Porto Alegre como convidado para o Simpósio dessa instituição. Suas pesquisas hoje estão voltadas para as práticas artísticas relacionadas ao trabalho cênico do ator e a ação física, e está escrevendo uma coleção de ensaios, baseados em sua pesquisa sobre “performing and emboding ideologies”.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

Sjöström, K. (2016). EDUCAÇÃO CORPORAL NA CULTURA MODERNISTA - LIBERDADE E MERCANTILIZAÇÃO. Cena, (21), 112–125. https://doi.org/10.22456/2236-3254.70090

Edição

Seção

Conexões