Reflexões Sobre a Prática em Dança Como Pesquisa
DOI :
https://doi.org/10.22456/2236-3254.141738Résumé
Como práticas de dança se configuram enquanto pesquisa? Que conhecimentos podem surgir de tais práticas? Que ferramentas ou métodos podem ajudar a dar suporte à prática como pesquisa em dança? Estas e outras perguntas atravessam o texto, que se baseia nas descobertas metodológicas realizadas no processo de doutoramento que resultou na tese intitulada "Entre o cultivo e a espera: caminhos para uma poética de permanência e transformação na dança" (Barbosa, 2019). Aqui se encontram reflexões que auxiliam em uma breve delimitação do campo da Prática como Pesquisa (PcP) enquanto horizonte metodológico possível para investigações em dança. Além disso, apresenta-se uma síntese do Processo de Articulações Criativas (PAC), de Jane Bacon e Vida Midgelow (2014), enquanto método receptivo à autonomia de pesquisadores em seu uso, incentivando, justamente, as descobertas de caminhos à medida em que se caminha com a pesquisa. O texto aponta para a necessidade de um movimento "para fora" do processo de investigação que ajuda a desembaraçar os fios desse emaranhado criativo. Tal movimento, por sua vez, exige um voltar-se "para dentro", no sentido de se exercitar a capacidade de olhar, reconhecer e nomear o que se faz nas práticas criativas de dança.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto distribuídos sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Disponível em: <http://creative commons.org/licenses/by/4.0>.
Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.