O Teatro, o Luto e a Cidade: um estudo acerca do espaço não convencional na perspectiva da estética pós-dramática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.123664

Resumo

Quanto de vazio, luto e perda há em cada esquina, rua e viela de uma cidade? O espaço público carrega consigo, silenciosamente, as cicatrizes de seus(suas) transeuntes, afetados(as) pela negligência a seus sentimentos de dor. O presente artigo busca pensar a relação entre aspectos que caracterizam o teatro pós-dramático e a temática do luto pela morte de uma criança a partir da análise de uma encenação desenvolvida e compartilhada em espaços não convencionais de teatro. Ao realizarmos a referida montagem em espaços da cidade, nos deparamos com uma poética cênica que dialoga diretamente com o imaginário das pessoas espectadoras, destacando o paradoxo do teatro que carrega uma dimensão tanto coletiva quanto individual, assim como a relação com os espaços públicos e com a própria temática da encenação aqui analisada, que remete aos sentimentos de vazio que carregamos em nosso ser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete de Paula de Lemos Neris, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria/RS, Brasil

Professora de Teatro. Encenadora. Dramaturga. Licenciada em Teatro pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização em Arte e Educação em andamento pela Educa Mais Brasil. 

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria/RS, Brasil

Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2022-05-24

Como Citar

de Paula de Lemos Neris, E., & Berselli, M. (2022). O Teatro, o Luto e a Cidade: um estudo acerca do espaço não convencional na perspectiva da estética pós-dramática. Cena, 1(37), 01–12. https://doi.org/10.22456/2236-3254.123664