JACQUES LECOQ E O LABORATÓRIO DE ESTUDOS DO MOVIMENTO (LEM): DA ESCOLA DE ARQUITETURA A UM ESPAÇO AUTÔNOMO DE CENOGRAFIA EXPERIMENTAL
DOI :
https://doi.org/10.22456/2236-3254.87785Mots-clés :
ensino, cenografia, teatro francês, história do teatro, Jacques LecoqRésumé
O presente artigo apresenta aspectos históricos sobre a criação do Laboratório de Estudo do Movimento (LEM) junto a Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, em 1976, em atividade até os dias de hoje na França. São realizadas considerações sobre a reforma no sistema de ensino de arquitetura na França em decorrência das manifestações estudantis de 1968, contexto que levou Jacques Lecoq a ingressar como professor junto à Unidade Pedagógica de Arquitetura n. 6 (UP6) da Escola Nacional Superior das Belas Artes de Paris, atualmente Escola Nacional Superior de Arquitetura de Paris La Villette, onde lecionou de 1969 a 1987. São apresentadas considerações sobre o arquiteto e cenógrafo Jacques Bosson que mediou o ingresso de Lecoq e a proposta de disciplina experimental que elaboraram juntos. São identificadas as disciplinas que Bosson e Lecoq coordenaram posteriormente, bem como a existência de trabalhos de conclusão de curso de alunos de arquitetura orientados por Lecoq. Por fim, é apresentado o contexto de criação do LEM como um projeto autônomo, da parceria de Lecoq com Krikor Belekian e a constribuição de Pascale Lecoq, ambos arquitetos formados na UP6. Também são apontados aspectos distintos entre a atividades desenvolvida por Lecoq na UP6 e o LEM.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto distribuídos sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Disponível em: <http://creative commons.org/licenses/by/4.0>.
Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.