DANÇA E CORPOREIDADE: CONSIDERAÇÕES FENOMENOLÓGICAS DO ESPAÇO DANÇADO E CORPO PERCEBIDO
DOI :
https://doi.org/10.22456/2236-3254.41142Mots-clés :
Corpo. Corporeidade. Dança. Filosofia da Dança.Résumé
O presente estudo tem por objetivo investigar a dança em acepção filosófica, mais especificamente, a corporeidade. O caminho eleito incide na abordagem de teorias da espacialidade desde a filosofia clássica de Platão e Aristóteles até a fenomenologia existencialista de Merleau-Ponty. A reflexão parte do princípio que a corporeidade se processa no balanço de experiências acumuladas pelo corpo e pensamento em dois espaços: o espaço existencial, antropológico ou vivido e o espaço natural, aquele idealizado geometricamente, objetivado pela percepção. Neste contexto, aspectos de ordem fisiológica, biológica, funcional, psicológica e cultural desempenham papel no processamento dos dados de uma corporeidade. Ao focalizar a temática “Dança e Corporeidade”, busca-se contribuir para o ganho de conhecimentos desta matéria, neste sentido, a questão também versa sobre a epistemologia da dança.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto distribuídos sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Disponível em: <http://creative commons.org/licenses/by/4.0>.
Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.