ENSINO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA: PENSAMENTO LABANIANO, CONTEXTOS E DANÇAS
DOI :
https://doi.org/10.22456/2236-3254.104292Résumé
Objetivamos neste texto descrever e refletir sobre duas pesquisas desenvolvidas em contextos educacionais distintos – porém, não desconectadas – cujas práticas se basearam na Eucinética de Rudolf Laban. Da primeira, uma proposta de doutoramento em Educação no PPGE-UFPR, realizada em um curso de Bacharelado em Artes Cênicas no interior do estado do Paraná. Da segunda, um estudo exploratório de Mestrado, dentro do mesmo programa, desenvolvida na disciplina de Arte da educação básica localizada na cidade de Curitiba/PR. A escrita emerge das experiências de seus autores em espaços públicos de Educação a fim de propor um cenário polissêmico de análises. Os resultados apontaram para [cor]possibilidades capazes de (re)pensar e (re)criar as propostas de Laban, que não param de produzir sentidos na contemporaneidade. Por meio ao presente estudo, averiguamos uma espécie de condição metodológica frente à Coreologia, tornando-a uma perspectiva didático-filosófica a qual propomos denominá-la por Pensamento Labaniano.
Palavras-chaves
Pensamento Labaniano. Dança. Ensino Superior. Educação Básica.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto distribuídos sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Disponível em: <http://creative commons.org/licenses/by/4.0>.
Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.