O PAPEL DO TEATRO NA ESCOLA PARA O DESPERTAR DA FILOSOFIA NOS ALUNOS
DOI :
https://doi.org/10.22456/2236-3254.74404Mots-clés :
Teatro, Filosofia, Teatralidade filosófica, Escola, Teatro na escolaRésumé
Este artigo trata dos desdobramentos do Projeto: “Rádio e Teatro: da escrita à oralidade”, realizado com alunos do Ensino Médio em 2014, na Escola Estadual Adalgisa de Barros, em Várzea Grande/MT. Tem por objetivo trazer à cena o encontro do teatro com a filosofia ocorrido no percurso desta experiência, na medida em que ela borrou as fronteiras desses campos, permitindo aos jovens envolvidos desenvolver uma visão reflexiva e, consequentemente, uma postura crítica diante de suas realidades. Justifica-se na medida em que busca compreender e expor as possibilidades transformadoras do teatro, uma vez que ele promoveu questionamentos que abriram caminho para o encontro desses estudantes com seus anseios e dúvidas, o que possibilitou a eles transformarem, a priori, a si mesmos e a seu mundo, para, então, buscarem transformar o mundo a sua volta. Assim, tendo como base uma teatralidade filosófica, concluímos que a escola tem um papel importante no desenvolvimento das potencialidades dos educandos, desde que ela oportunize, das mais variadas formas, experiências que possibilitem isso.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto distribuídos sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Disponível em: <http://creative commons.org/licenses/by/4.0>.
Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.