PERFORMANCES DA MEMÓRIA, PERFORMANCES DA HISTÓRIA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DO PROCESSO CRIATIVO DE "SOMAMNEMOSIS"

Autores

  • Thaise Luciane Nardim Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.63598

Palavras-chave:

arte da performance, história da arte da performance, memória, mnemotécnica, processo criativo

Resumo

Neste texto proponho a fricção entre noções de memória e história, especialmente no que tange à constituição de uma história da arte da performance. Orientada pelo método da cartografia, narro e analiso, em primeira pessoa, o processo criativo de uma obra em arte da performance que teve como disparador o debate desses temas. As conclusões apontam para a o exercício de uma história encarnada dessa arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaise Luciane Nardim, Universidade Federal do Tocantins

Professora Assistente em regime de Dedicação Exclusiva da Universidade Federal do Tocantins - Colegiado de Filosofia e Artes - Licenciatura em Artes - Teatro. Mestre em Artes e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora das intersecções entre teatro contemporâneo, dramaturgia colaborativa, processo colaborativo, performance arte e pedagogia da performance. Atua como criadora e agente cultural na área de performance arte.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

Nardim, T. L. (2016). PERFORMANCES DA MEMÓRIA, PERFORMANCES DA HISTÓRIA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DO PROCESSO CRIATIVO DE "SOMAMNEMOSIS". Cena, (20), 132–144. https://doi.org/10.22456/2236-3254.63598

Edição

Seção

Artigos