A DRAMATURGIA DO TEXTO CURTO
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-3254.60711Keywords:
Dramaturgia, Texto curto, Teatro.Abstract
O formato do texto curto foi proposto em 1842, nos EUA por Edgar Allan Poe e adotado por Anton Tchecov, que acreditava que o tempo era do trem veloz. Assim, o novo formato constituía-se a partir de um fato sem interpretação, sem retórica excessiva e com a maior honestidade possível. Produzir um texto curto para teatro requer a consciência de que, talvez, não seja possível imprimir neles, a marca dos grandes personagens e a opção por menos homem e mais humanidade. O texto curto descreve primeiro o homem e, então, o seu reflexo de humanidade. Ao dedicar-se ao texto curto, o autor tem que estar preparado para fazer opções dentro de limites muito estreitos. A opção mais importante para o desenvolvimento desta estrutura é a escolha do momento a ser capturado entre inúmeros outros, se formos considerar toda a biografia disponível do personagem. É neste curto período de tempo/narrativa que a história acontecerá. Esta opção deve estar profundamente conectada com aquilo que é característico, individual e original naquele personagem, alem de apresentar personagens profundamente biográficos. O presente deve estar impregnado de passado e de futuro. O texto curto para teatro se confunde com o conto literário, no tanto de impacto e no grau de ressonância que causa. O conto é levado para a cena, dentro do contexto do teatro pós-dramático. Os textos curtos produzidos especialmente para a encenação são aqueles textos escritos para serem ditos. Para serem ditos por um ator.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Articles are open access distributed under the terms of a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Available at: <http: // creative commons.org/licenses/by/4.0>.
Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.