A ARTE DO MOVIMENTO COMO PESQUISA SOMÁTICO-PERFORMATIVA

Autores

  • Ciane Fernandes UFBA - Universidade Federal da Bahia. Salvador - BA

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.104331

Resumo

No contexto da Prática Artística como Pesquisa, a Arte do Movimento de Rudof Laban fundamenta princípios da Abordagem Somático-Performativa e, mais especificamente, da Pesquisa Somático-Performativa. Sob a perspectiva da Análise Laban/Bartenieff de Movimento, a performatividade consiste no mover e ser co-movido por pulsões espaciais, entre matéria e energia, ebulição e pausa, integrando-se com princípios somáticos, exemplificados no texto com atividades dos Laboratórios de Performance do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA). Através de procedimentos somático-performativos, os processos de pesquisa em artes cênicas são guiados pela vivência criativa em movimento, em imersões de improvisação e análise, dança e escrita, gradualmente estruturando a inovação do conhecimento de modo dinâmico, coerente e relevante.

 

Palavras-chaves

Arte do Movimento. Análise Laban/Bartenieff de Movimento. Somática. Prática Artística como Pesquisa. Pesquisa Somático-Performativa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ciane Fernandes, UFBA - Universidade Federal da Bahia. Salvador - BA

Professora titular da Escola de Teatro e do PPGAC/UFBA, graduada em enfermagem, licenciada em artes plásticas e especialista em saúde mental (arteterapia) pela Universidade de Brasília; mestre e Ph.D. em Artes & Humanidades para Intérpretes das Artes Cênicas pela New York University (1995) e Analista de Movimento pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (New York - 1994), de onde é pesquisadora associada; e pós-doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA (2010). Autora de livros sobre dança-teatro e análise de movimento no Brasil, E.U.A. e Inglaterra, bem como vários cadernos acadêmicos e um livro sobre somática e Prática como Pesquisa. Desde 1997, dirige o Coletivo A-FETO de Dança-Teatro, ensina e pesquisa sobre somática, análise do movimento, formação corporal do ator, dança-teatro, interartes, transculturalidade, performance e, em especial, desde 2009, ecoperformance, bem como dança e deficiência.

 

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Fernandes, C. (2020). A ARTE DO MOVIMENTO COMO PESQUISA SOMÁTICO-PERFORMATIVA. Cena, (32), 73–82. https://doi.org/10.22456/2236-3254.104331