ENTREVISTA COM MARIA LÚCIA RAYMUNDO
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-3254.9054Abstract
Entrevistei Maria Lúcia Raymundo numa tarde de Sábadoem fevereiro de 2001. Conversamos ininterruptamente por uma hora e meia. Considero esta entrevista uma fonte histórica, uma parte do retrato de nossa identidade artística. Como atriz e professora viveu momentos importantes. Quisera que todas as atrizes, todos os atores e técnicos do teatro deixassem seu documento impresso como fez Maria Lúcia. Assim, teríamos a oportunidade de reconstruir nossos caminhos e deixá-los às gerações futuras para que pudessem reconhecer nossa tradição artística.
Maria Lúcia é atriz e foi professora do Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Fez sua formação nesta mesma escola
e em outras, nos Estados Unidos, na França e na Argentina. Como ela mesmo define, perto da oriental, é uma “salada”. Observei que encontramos fragmentos de suas idéias sobre teatro espalhados por diversos encenadores contemporâneos. Se, por um lado, esse trânsito de informações dificulta a tarefa de compreensão, por outro, abre as portas para uma eleição pessoal, para a constituição da própria proposta de montagem, tanto no treinamento do ator, como na criação cênica.
A orientação deste trabalho foi da professora Marta Isaacsson, do DAD – UFRGS
Downloads

Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Articles are open access distributed under the terms of a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Available at: <http: // creative commons.org/licenses/by/4.0>.
Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.