MICROHISTÓRIA DO TEATRO COLONIAL BRASILEIRO: PADRE ANCHIETA E A FESTA DE SÃO LOURENÇO

Autores

  • Augusto Rodrigues da Silva Junior Universidade de Brasília - UnB
  • Ana Clara Magalhães de Medeiros Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.24083

Palavras-chave:

microhistória, período colonial, tradução, autos

Resumo

O período colonial brasileiro, visto pela ótica da microhistória, apresenta um cenário multifacetado de povos, línguas e culturas que se somam para produzir o nosso grande Barroco. Os autos de padre Anchieta são analisados, aqui, como produções teatrais que conseguiram – e conseguem até hoje – reproduzir as fronteiras de uma inventiva histórica que, violenta, não deixou de contar com estratégias criativas, artísticas e ousadas. O gênero teatral parece ter sido, neste momento histórico ímpar, o que melhor conseguiu articular os impasses linguísticos e simbólicos que se estabeleciam entre conquistador e conquistados. A Festa de São Lourenço, de Anchieta, é analisada enquanto manifestação dramatúrgica e literária que bem significa o intuito do colonizador de efetivar o processo de tradução de culturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Rodrigues da Silva Junior, Universidade de Brasília - UnB

Professor doutor Adjunto do Departamento de Teoria Literária e Literaturas - TEL/UnB. Atua, desde 2009, na disciplina de Barroco e Arcadismo – TEL. Pesquisador dos grupos: Literatura e Cultura – CAPES e Grupo de Estudos em Dramaturgia e Crítica Teatral – CAPES.

Ana Clara Magalhães de Medeiros, Universidade de Brasília - UnB

Aluna do 6º semestre do curso de letras da Universidade de Brasília com atuação na dispilina de Barroco e Arcadismo - TEL/UnB por meio de bolsa de iniciação a docência REUNI. Voluntária em PROIC/CNPq com estudos em literatura e performance dos séculos XVI e XVII. Pesquisadora do grupo Literatura e Culturas - CAPES.

Downloads

Publicado

2013-01-09

Como Citar

da Silva Junior, A. R., & de Medeiros, A. C. M. (2013). MICROHISTÓRIA DO TEATRO COLONIAL BRASILEIRO: PADRE ANCHIETA E A FESTA DE SÃO LOURENÇO. Cena, (12). https://doi.org/10.22456/2236-3254.24083

Edição

Seção

Artigos Extradossiê