Linda Farkas: do bastão ao tornado de fogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.145987

Resumo

No presente artigo discute-se sobre Linda Farkas, artista de relevância mundial no campo do malabarismo e dos espetáculos com fogo, integrante do grupo Magma Firetheater da Hungria. O objetivo é analisar a trajetória da referida artista, considerando a relação de suas criações com os espetáculos contemporâneos de malabarismo com fogo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de base qualitativa, optando pelo estudo de caso, tendo como procedimentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a consulta a registros vídeo-fotográficos e a tradução de entrevistas e jornais. Com o fim de contextualizar a pesquisa, inicialmente o artigo descreve algumas informações sobre o malabarismo de fogo; posteriormente, trata sobre Linda Farkas aprofundando argumentos referentes às suas produções. Como resultado, marca-se que as criações de Linda Farkas se destacaram pela articulação de instrumentos do malabarismo com adereços e figurinos de fogo, os quais corroboraram a constituição de espetáculos estruturados em uma dramaturgia narrativa. Ademais, chama-se à atenção para o pioneirismo de suas criações, as quais se tornaram uma forte referência em criações hodiernas de artistas que atuam com essa tipologia de espetáculos, em diferentes partes do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Dal Gallo, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Fabio Dal Gallo é Professor Associado IV do Departamento de Técnicas do Espetáculo da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal da Bahia. Possui pós-doutorado em andamento pela Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado concluído pela Universidade de Pádua- Itália (2018), doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2009), mestrado e graduação pela Alma Mater Studiorum Universidade de Bolonha - Itália. De julho até dezembro 2022 foi Professor Visitante Sênior no departamento de Filosofia e Bens Culturais na Universidade Cá Foscari de Veneza (Itália). Foi Vice-Diretor da Escola de Teatro da UFBA, entre 11/2020 e 04/2021. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA) - Conceito CAPES 6 - biênio 2015/2017 e em 2019 foi vice coordenador do mesmo programa. Foi Chefe do Departamento de Técnicas do Espetáculo biênio 2022-2024 . É líder do Grupo de Pesquisa CIRCENSIS, e foi Líder ( entre 2020 e 2024) do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade (GIPE-CIT) do qual é integrante desde 2005. Participa do GT Circo e Comicidade da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas - ABRACE. Integrante do grupo Taturana Circus é malabarista, equilibrista, palhaço, diretor, ensaiador circense (DRT n 39DRT n 3902/BA) Pesquisador e artista na área de Circo, apresentou espetáculos de Circo no Brasil, Itália, México, Suíça, Panamá e Eslovênia. Publicou livros sobre Circo Social na Itália e no Brasil, além de artigos sobre pedagogias das artes cênicas e processos de criação em circo com ênfase no malabarismo de fogo.

Cristina Alves de Macedo, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, Pós-doutoranda na Universidade Federal de Uberlândia.

Letícia Mello Neves , Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia.

Ronald Luan Fernandes Amaral, Universidade Federal da Bahia

Graduando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Dal Gallo, F., Alves de Macedo, C., Mello Neves , L., & Luan Fernandes Amaral, R. (2025). Linda Farkas: do bastão ao tornado de fogo. Cena, 43(2). https://doi.org/10.22456/2236-3254.145987

Edição

Seção

Artigos