Linda Farkas: do bastão ao tornado de fogo
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-3254.145987Resumo
No presente artigo discute-se sobre Linda Farkas, artista de relevância mundial no campo do malabarismo e dos espetáculos com fogo, integrante do grupo Magma Firetheater da Hungria. O objetivo é analisar a trajetória da referida artista, considerando a relação de suas criações com os espetáculos contemporâneos de malabarismo com fogo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de base qualitativa, optando pelo estudo de caso, tendo como procedimentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a consulta a registros vídeo-fotográficos e a tradução de entrevistas e jornais. Com o fim de contextualizar a pesquisa, inicialmente o artigo descreve algumas informações sobre o malabarismo de fogo; posteriormente, trata sobre Linda Farkas aprofundando argumentos referentes às suas produções. Como resultado, marca-se que as criações de Linda Farkas se destacaram pela articulação de instrumentos do malabarismo com adereços e figurinos de fogo, os quais corroboraram a constituição de espetáculos estruturados em uma dramaturgia narrativa. Ademais, chama-se à atenção para o pioneirismo de suas criações, as quais se tornaram uma forte referência em criações hodiernas de artistas que atuam com essa tipologia de espetáculos, em diferentes partes do mundo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto distribuídos sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Disponível em: <http://creative commons.org/licenses/by/4.0>.
Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.