Arte drag e montação: alternativas para o tensionamento da normalidade no ensino da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.137142

Resumo

Com referenciais feministas interseccional, queer, pós-estruturalista, trans e pós-humano, o artigo trata de apresentar uma alternativa de corrosão (po)ética das estruturas de poder que impõem um padrão de normalidade corporal. No contexto de oficinas de iniciação à Arte Drag, busca um desdobramento prático do conceito de "Pe-drag-ogia". Uma perspectiva de não-aniquilamento e uma compreensão da Arte Drag como tradição mascarada pertencente à população LGBTQIAPN+ são princípios basilares abordados para a construção de uma didática fundada nas Artes Cênicas em prol da formação de Drag Queens, Kings e Queers. O trabalho narra alguns aspectos da experiência pedagógica Drag e descreve três exercícios para a sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeanne Martins Speckart, Universidade do Estado de Santa Catarina

Atriz, drag queen e mestranda. Pesquisadora em nível de Mestrado da arte drag na linha Pedagogias das Artes Cênicas do PPGAC-UDESC. Bacharela em Artes Cênicas pela UNICAMP (2020) onde foi pesquisadora PIBIC/CNPq na área da pedagogia da máscara, com o projeto "A máscara teatral como instrumento pedagógico: da confecção à cena" (2018-2019). Atualmente também estuda Licenciatura em Teatro na UDESC. Tem experiência em atuação teatral, performance drag, maquiagem cênica, confecção de máscaras teatrais e produção de festivais teatrais. Artista visual autoditada.

Gina María Monge Aguilar, Prof.ª Drª do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas

Gina Monge é professora, pesquisadora, atriz e diretora de Teatro. Formada como bacharel em Artes Dramáticas pela Universidad de Costa Rica (UCR), Mestre e Doutora em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora em regime de dedicação integral no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trabalha com temas como corpo-voz para o ator, teatro latino-americano, feminismo negro.

 

Downloads

Publicado

2024-06-27

Como Citar

Martins Speckart, J., & Monge Aguilar, G. M. (2024). Arte drag e montação: alternativas para o tensionamento da normalidade no ensino da arte. Cena, 42(2), 1–11. https://doi.org/10.22456/2236-3254.137142

Edição

Seção

Artigos