A construção da biografia As duas vidas de Yan Michalski - Entrevista com Aleksandra Pluta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.135874

Resumo

Na entrevista, realizada de forma remota, em 21 de outubro de 2022,Aleksandra Pluta discorre sobre a escrita da biografia As duas vidas de Yan Michalski. Na obra, a autora por meio de arquivos pessoais e depoimentos reconstrói a trajetória de vida de Yan Michalski (1931-1990) que além de ator, diretor, autor, tradutor, professor, foi uma personagem fundamental para a crítica teatral brasileira. Na primeira parte, a autora traz particularidades ainda não conhecidas acerca da vida do crítico durante sua infância e adolescência. Na segunda parte, Pluta conta sobre a trajetória de vida do crítico no Brasil, período em que fez parte do grupo Tablado, escreveu para o Jornal do Brasil e atuou como professor.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Dessupoio Chaves, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Juiz de Fora/MG, Brasil

Doutoranda em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha "Competência Midiática, Estética e Temporalidade". Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens na Universidade Federal de Juiz de Fora (2017). Especialista em Moda, Cultura de Moda e Arte pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014) e em História do Teatro Brasileiro e Ocidental pela Casa das Artes de Laranjeiras - CAL (2021). Graduada em Comunicação Social, bacharel em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior (2013). Atualmente é assessora de relações internacionais da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR) e membro do Grupo de Pesquisa (CNPQ): "Comunicação, Cidade e Memória" da UFJF. Também atua como assistente editorial na Revista Lumina do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF).

Christina Ferraz Musse, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Juiz de Fora/MG, Brasil

Possui mestrado (2001), doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017) É professora titular do Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF.

Downloads

Publicado

2024-06-27

Como Citar

Dessupoio Chaves, A. P., & Ferraz Musse, C. (2024). A construção da biografia As duas vidas de Yan Michalski - Entrevista com Aleksandra Pluta. Cena, 42(2), 1–6. https://doi.org/10.22456/2236-3254.135874

Edição

Seção

Entrevistas