BNCC, voguing, gênero e sexualidade: reflexões a partir de uma experiência na formação docente em dança no estágio supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.125178

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir uma experiência com a docência em Dança no Estágio Supervisionado Obrigatório IV, destinado ao contexto da Educação formal para a etapa do Ensino Médio e vinculado a um curso de bacharelado e licenciatura em Dança. Para tanto, apresentamos algumas reflexões a partir da nossa experiência educativa como sujeitos professores em formação e docente orientador do processo, cuja vivência ocorreu de forma remota com uma turma de um colégio da rede pública de Curitiba/PR. O foco, contudo, está nos saberes selecionados a partir não apenas dos interesses inerentes aos autores, mas também dos desafios de problematizar questões de gênero, sexualidade e promoção da cidadania de sujeitos LGBTQIA+ nesta última etapa da Educação Básica. A ação artístico-pedagógica buscou aproximar os sujeitos estudantes da escola da cultura ballroom por intermédio da dança voguing, atravessada em especial pelas lentes dos Estudos Culturais. Como possíveis respostas, reconhecemos a potência do saber em Dança como disparador de novas corporeidades na sala de aula e a urgência em desvelar na atual BNCC meios para ampliar os debates sobre currículo, arte e diversidade no Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jair Mario Gabardo Junior, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Curitiba/PR, Brasil

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE-UFPR). Mestre em Educação (UFPR).  Bacharel e licenciado em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Docente dos Cursos de bacharelado e licenciatura em Dança da UNESPAR Campus II FAP, e membro pesquisador do Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (Labelit/UFPR/CNPq).

Lui Martins dos Reis, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Curitiba/PR, Brasil

Bacharel e licenciado em Dança pela pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Bailarino formado pela Escola de Dança do Teatro Guaíra. Pesquisador da performance interessado nas visualidades e corporalidades quiméricas e artista-docente. Integrante 007 da cena ballroom paranaense.

Antony Vinicius de Paula Fedalto, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Curitiba/PR, Brasil

Bacharel e licenciado em Dança pela pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Artista-docente de hip-hop e contemporâneo. Pesquisador e performer em grupos de dança pelo Brasil. Integrante 007 da cena ballroom paranaense.

Downloads

Publicado

2022-10-07

Como Citar

Gabardo Junior, J. M., Martins dos Reis, L., & de Paula Fedalto, A. V. . (2022). BNCC, voguing, gênero e sexualidade: reflexões a partir de uma experiência na formação docente em dança no estágio supervisionado. Cena, 22(38), 01–10. https://doi.org/10.22456/2236-3254.125178