Estágio e Formação Docente em Dança na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.125126

Resumo

A partir da experiência docente em curso de Licenciatura em Dança em uma Universidade Federal brasileira, na disciplina de Estágio supervisionado em Dança em Centros Municipais de Educação Infantil, esse artigo busca refletir sobre saberes relevantes para a formação de professoras/es nesta linguagem artística, de modo a contemplar as especificidades dessa etapa da Educação Básica. Por meio de pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, através da análise dos diários de campo das/os estagiárias/os, notou-se que a tentativa de se avizinhar das distintas lógicas e expressividades das crianças pequenas, acessar suas brincadeiras e construções lúdicas, observar e escutar seus gestos e movimentos, tornou-se o centro do processo criativo e formativo das estudantes na elaboração de propostas dançantes que necessitavam envolver tempos, espaços e materialidades diversificadas. Com tal pesquisa pode-se, portanto, romper com uma concepção inacabada de infância e contribuir com a ampliação de estudos na área, fomentando reflexões e experimentações acerca da formação inicial docente em Dança com crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Souza Almeida, Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia/GO, Brasil

Professora do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora do Núcleo de pesquisa e investigação cênica Coletivo 22 e membro do grupo de pesquisa Dança: Estética, Educação do Instituto de Artes da UNESP, desde 2009, atuando em projetos de pesquisa que versam sobre dança, educação e formação de professores. Coordena o projeto de pesquisa Dançarelando: a praxis artístico-educativa em dança com crianças e o projeto de extensão Dançarelando.

Patrícia Dias Prado, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo/SP, Brasil

Prof.ª Dr.ª da Faculdade de Educação, da Universidade de São Paulo (FEUSP/SP), Coordenadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) “Pesquisa e primeira infância: linguagens e culturas infantis”, graduada em Psicologia (UNESP-Bauru/SP), Mestra e Doutora em Educação (FE-UNICAMP) e Pós Doutora em Artes Cênicas (ECA-USP/SP).

Downloads

Publicado

2022-10-07

Como Citar

Almeida, F. de S., & Dias Prado, P. (2022). Estágio e Formação Docente em Dança na Educação Infantil. Cena, 22(38), 01–11. https://doi.org/10.22456/2236-3254.125126