PEQUENOS BRINCANTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ENCONTRO ENTRE A DANÇA E AS CULTURAS POPULARES BRASILEIRAS

Autores

  • Fernanda de Souza Almeida Universidade Federal de Goiás
  • Andreza Lucena Minervino de Sá Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.110186

Resumo

O presente texto apresenta uma investigação que almejou elaborar, aplicar e refletir sobre uma proposta de intervenção em dança com as crianças goianienses, trazendo em seu cerne, a complexa trama de saberes das culturas populares brasileiras: o lúdico, o conto, a música, o ritmo, o movimento e a dramatização; tendo como principal inspiração, os parques infantis de Mário de Andrade. Para a construção da proposta elencamos, a partir dos estudos vinculados à área temática da pesquisa, três eixos de ação: Fundamentos brincantes, Elementos da dança e Estratégias de abordagem. Com isso, por meio de uma pesquisa-ação, ofertamos 12 encontros, uma vez por semana, ao longo de 4 meses, para duas turmas de crianças com 4 anos de idade, matriculadas em um Centro de Educação Infantil conveniado à prefeitura de Goiânia (GO). Todo o processo foi registrado em um diário de campo e dialogado com a teoria elencada. Assim, entre gatos, cachorros, caranguejos, sapos, jacarés coiós, Cacuriás, Cirandas, Jongos, Bumba meu Boi, Capoeira, Catira, cantigas, cordéis, brincadeiras, jogos, brinquedos, adivinhas, palmas, adoletas, mapas do Brasil, vídeos, dobraduras, pinturas, entramos na roda e exploramos palavras, sons, expressões e gestos de modo mágico, metafórico e lúdico. As crianças dançaram e foi possível desenvolver vivências em dança tendo os saberes populares como eixo condutor. Um percurso que nos possibilitou converter-nos em parceiras privilegiadas de novas e infinitas aventuras poéticas com as crianças.

 

Palavras-chave

Dança e Educação Infantil. Educação da Infância. Práticas Educativas. Saberes Tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Souza Almeida, Universidade Federal de Goiás

Professora Assistente do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG - FEFD). Membro do grupo de estudos: Pesquisa e Primeira infância: Linguagens e Culturas infantis, sob coordenação da Prof Patrícia Prado (FE/USP). Coordenou o projeto de pesquisa Dançarelando: a praxis artístico-educativa em dança com crianças (UFG/2016-2019) e o projeto de extensão Dançarelando que favoreceu vivências em dança para crianças entre 4 meses e 5 anos de idade matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da cidade de Goiânia. É mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP, área de concentração Arte Educação e Doutoranda do programa de Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), área de concentração Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças, linha de pesquisa, Sociologia da Educação. Atualmente ministra disciplinas que que envolvem as metodologias de ensino em dança, dança-educação e estágio supervisionado. 

Andreza Lucena Minervino de Sá, Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Dança pela Universidade Federal de Goiás (UFG), participante do Grupo de Pesquisa em Dança, Arte, Educação e Infância (GPDAEI) e membro do projeto de pesquisa Dançarelando: a praxis artístico-educativa em dança com crianças ambos coordenados pela Profª Mr. Fernanda de Souza Almeida. É professora de Dança para crianças e pesquisa as relações entre dança, educação e cultura, e as possibilidades da dança na educação infantil.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

Almeida, F. de S., & de Sá, A. L. M. (2021). PEQUENOS BRINCANTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ENCONTRO ENTRE A DANÇA E AS CULTURAS POPULARES BRASILEIRAS. Cena, (34), 51–61. https://doi.org/10.22456/2236-3254.110186