NAVEGANDO NUVENS: NOTAS SOBRE A PRÁTICA DRAMATÚRGICA E OS PROCEDIMENTOS DE PREPARAÇÃO PARA A ESCRITA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.109750

Resumo

Este texto apresenta-se como um apanhado de reflexões e questionamentos no campo da dramaturgia, com ênfase nos processos de criação coletivos nas artes da cena e nos procedimentos de preparação para escrita dramatúrgica – tema raramente abordado em textos que se debruçam sobre tal prática. Dividido em onze fragmentos, passa pelo diálogo com Antônio Gonçalves Júnior (Duran), André Lepecki, Eleonora Fabião e Hans Ulrich Gumbrecht, afim de traçar caminhos possíveis para a prática dramatúrgica que não se limita à criação textual. Considerando aspectos caros à performatividade, traça implicações em um fazer artístico que se contrapõe às ideias fetichizadas envolvidas em todo espectro de profissões que lidam com práticas de escrita. Serão, ainda, relatados processos e procedimentos experimentados pela autora em sua prática dramatúrgica. Resultado preliminar de projeto de pesquisa que propõe uma análise de práticas de dramaturgia no contexto contemporâneo, as notas se apresentam como propostas de outros modos de estar, produzir, trabalhar e se relacionar com as pessoas e com as materialidades como necessárias à prática de dramaturgia - que não necessite negar o texto ou a produção textual e que seja composta em processo coletivo.

 

Palavras-chave

Cena. Dramaturgia. Preparação para a Escrita. Processo de Criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Damasceno Silva, Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas.

Camila Damasceno é dramaturga do Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica. Doutoranda em Artes da Cena pela Unicamp com pesquisa financiada pela Capes. Mestra pela mesma instituição, sob orientação do Prof. Dr. Matteo Bonfitto, com projeto financiado pela Fapesp. Desenvolve pesquisa no campo da dramaturgia em diálogo com as artes visuais e a filosofia. Dramaturga formada pela SP Escola de Teatro (2013) e jornalista graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008). Atua também como docente e arte-educadora.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

Silva, C. D. (2021). NAVEGANDO NUVENS: NOTAS SOBRE A PRÁTICA DRAMATÚRGICA E OS PROCEDIMENTOS DE PREPARAÇÃO PARA A ESCRITA. Cena, (34), 204–214. https://doi.org/10.22456/2236-3254.109750