EM BUSCA DE UM NOVO CAMINHO: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O ENSINO GRAMATICAL

Autores/as

  • Eliza Adriana Sheuer Nantes UNOPAR - Universidade Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.28046

Palabras clave:

Gramática, Linguística Aplicada, Ensino.

Resumen

Esta pesquisa investiga as ações do professor na sala de aula, mais especificamente os procedimentos teórico-metodológicos relacionados ao ensino gramatical em língua materna. Trata-se de uma pesquisa diagnóstica, de cunho etnográfico, na área de Linguística Aplicada e tem como objetivo investigar a relação ensino gramatical e a escrita, na escola pública. Como suporte teórico, optamos pela teoria sociointeracionista, que considera o texto o centro do processo de ensino/aprendizagem e por crermos que a forma pela qual ela aborda a linguagem pode reformular nossa prática pedagógica. Os dados foram coletados junto ao Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos e a análise dos dados apontou que embora tenha prevalecido o ensino tradicional, observamos, na prática pedagógica, prenúncios de mudanças.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliza Adriana Sheuer Nantes, UNOPAR - Universidade Norte do Paraná

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1996) e mestrado em Estudos da Linguagem pela mesma Universidade (2004). É doutoranda em Estudos da Linguagem (UEL-PPGEL) e professora da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Atua com os temas: fundamentos do ensino de língua portuguesa, produção de textos e análise linguística (via gêneros discursivos). Participa do Grupo de Pesquisa FELIP-Formação e Ensino em Língua Portuguesa, UEL-CNPq e do Grupo de Pesquisa Linguagem em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (prática de análise linguística), UNOPAR-CNPq.

Publicado

2012-06-30

Cómo citar

NANTES, E. A. S. EM BUSCA DE UM NOVO CAMINHO: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O ENSINO GRAMATICAL. Cadernos do IL, [S. l.], n. 44, p. 365–384, 2012. DOI: 10.22456/2236-6385.28046. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/28046. Acesso em: 10 may. 2025.

Número

Sección

Artigos de estudos literários