O duelo como linguagem: três aproximações à poética de João Cabral de Melo Neto

Auteurs-es

  • David Siqueira Fontes Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

DOI :

https://doi.org/10.22456/2236-6385.145160

Résumé

A coletânea A escola das facas (1980), de João Cabral de Melo Neto, elabora uma reconstituição poética da geografia e do éthos pernambucano, marcada por uma excêntrica proposta memorialista. A obra explora o elemento autobiográfico, transposto em biografema, deslocando o foco do sujeito para os objetos. Deste livro, o poema “Duelo à pernambucana” retrata uma luta sertaneja, simbolizando tensões e a síntese de uma unidade instável e provisória. A partir deste poema, este estudo analisa o recurso da memória como motivo poético, a abordagem do tema da morte e a articulação poética entre dicotomias conflitantes como pretexto para o discurso metapoético.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

David Siqueira Fontes Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Doutorando em Letras: Linguística e Teoria Literária na Universidade Federal do Pará. Mestre em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: david.neto@ifto.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-4163-4126.

Téléchargements

Publié-e

2025-06-07

Comment citer

FONTES NETO, David Siqueira. O duelo como linguagem: três aproximações à poética de João Cabral de Melo Neto. Cadernos do IL, [S. l.], n. 68, p. 233–250, 2025. DOI: 10.22456/2236-6385.145160. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/145160. Acesso em: 22 août. 2026.

Numéro

Rubrique

Artigos de estudos literários