TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: O CASO DA INTERNET E DO INGLÊS COMO LINGUAGENS DE INCLUSÃO

Autores

  • Kyria Rebeca Finardi UFES
  • Gicele Vergine Prebianca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
  • Christiane Fabíola Momm Atuação: Coordenadora do Núcleo de Educação Superior da Faculdade de Tecnologia Senac Blumenau (cursos de graduação e pós-graduação).

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.35931

Palavras-chave:

Inglês como língua internacional, inclusão social, tecnologia.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão crítica sobre o papel da tecnologia e do inglês como língua internacional na educação e inclusão social analisando possibilidades de ferramentas tecnológicas educacionais existentes no mercado atual para a democratização da educação em geral e para o acesso à informação e o ensino e aprendizado de inglês especificamente. Para tanto, o estudo faz uma breve revisão de literatura sobre conceitos de aprender e ensinar em geral e no âmbito do inglês como língua estrangeira a fim de analisar possibilidades de metodologias híbridas de ensino para o aprendizado de língua estrangeira e algumas ferramentas tecnológicas da internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kyria Rebeca Finardi, UFES

--
Kyria Finardi
Ph.D. in English and Applied Linguistics
Dept. de Linguagens e Cultura, Centro de Educação - DLCE
Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGEL
Universidade Federal do Espírito Santo
Vitória, ES, Brazil
http://lattes.cnpq.br/1076562311962755
http://twitter.com/KyriaF

Gicele Vergine Prebianca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Possui mestrado e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Recentemente foi bolsista CNPQ realizando seu estágio de Doutorado PDEE no Georgia Institute of Technology em Atlanta, GA, Estados Unidos. Atualmente conduz pesquisas sobre aspectos cognitivos da produção oral em língua estrangeira (L2), acesso lexical e memória de trabalho em L2.

Christiane Fabíola Momm, Atuação: Coordenadora do Núcleo de Educação Superior da Faculdade de Tecnologia Senac Blumenau (cursos de graduação e pós-graduação).

Formação acadêmica - Bacharel em Turismo e tecnóloga em gastronomia. Pós-graduada em Planejamento e Gestão do Turismo e em Didática da Educação Superior. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2013-05-31

Como Citar

FINARDI, K. R.; PREBIANCA, G. V.; MOMM, C. F. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: O CASO DA INTERNET E DO INGLÊS COMO LINGUAGENS DE INCLUSÃO. Cadernos do IL, [S. l.], n. 46, p. 193–208, 2013. DOI: 10.22456/2236-6385.35931. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/35931. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários