APRENDIZAGEM DE L2, MOTIVAÇÃO E IDENTIDADE: UM ESTUDO COM BRASILEIROS QUE RESIDEM NO EXTERIOR

Autores

  • Mailce Borges Mota UFSC
  • Flavia Azeredo

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.24981

Palavras-chave:

Motivação – Possíveis selves – Aprendizagem de L2

Resumo

Este estudo investiga a motivação para a aprendizagem de inglês como segunda língua (L2) a partir do Modelo de Auto-Sistema Motivacional na L2 (Dörnyei, 2005). O Modelo consiste em três componentes, sendo o self-ideal na L2 o componente mais importante para a sustentação do grau de motivação. Os participantes do estudo foram 5 brasileiros residentes nos Estados Unidos, na região de Washington, DC. Os dados foram coletados através de questionários e de narrativas orais sobre a aprendizagem de L2. Coletivamente, os resultados demonstram que, apesar do tempo em que estão em processo de aprendizagem, os participantes apresentam baixo grau de integratividade e não têm seu self-ideal na L2 claramente definido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Azeredo

Dra. Morgan State University

Downloads

Publicado

2011-12-16

Como Citar

MOTA, Mailce Borges; AZEREDO, Flavia. APRENDIZAGEM DE L2, MOTIVAÇÃO E IDENTIDADE: UM ESTUDO COM BRASILEIROS QUE RESIDEM NO EXTERIOR. Cadernos do IL, [S. l.], n. 38, p. 22–42, 2011. DOI: 10.22456/2236-6385.24981. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24981. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários