O INSTANTE DECISIVO NO CORPO ESCRITO PELO DISCURSO DO DIREITO

Autori

  • Dionéia Motta Monte-Serrat Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)
  • Leda Verdiani Tfouni FFCLRP-USP

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.28112

Parole chiave:

instante decisivo, subjetividade, imagem, discurso do Direito

Abstract

O estudo do Instante Decisivo (BRESSON) no discurso do Direito mostra a constituição da imagem de sujeito de direito sobreposta à imagem do sujeito depõe no rito da audiência. A primeira constrói um sentido único da fala e a segunda revela um sujeito dividido, opaco. No ritual da audiência do Poder Judiciário, sob a perspectiva discursiva, observamos que a imagem coesa do corpo escrito pelo discurso do Direito é rompida com a emergência de um sujeito dividido, constituído fora da lógica jurídica. Se o silogismo do discurso do Direito escreve o corpo, podemos afirmar que o deslocamento dessa estrutura silogística rígida caracteriza o Instante Decisivo como resistência à formação ideológica dominante, fazendo da lei um traço sem corpo.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Dionéia Motta Monte-Serrat, Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)

Doutoranda em Doutorado Direito em Psicologia pela FFCLRP-USP

Leda Verdiani Tfouni, FFCLRP-USP

Profa. Livre-Docente da FFCLRP-USP e pesquisadora do CNPq

##submission.downloads##

Pubblicato

2012-06-30

Come citare

MONTE-SERRAT, Dionéia Motta; TFOUNI, Leda Verdiani. O INSTANTE DECISIVO NO CORPO ESCRITO PELO DISCURSO DO DIREITO. Cadernos do IL, [S. l.], n. 44, p. 043–056, 2012. DOI: 10.22456/2236-6385.28112. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/28112. Acesso em: 9 ago. 2026.

Fascicolo

Sezione

Artigos de estudos literários