O MOVIMENTO RETÓRICO DAS INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM LÍNGUA ITALIANA

Autori

  • Patrícia Fabiana Bedran UNESP

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.24995

Parole chiave:

gênero – movimentos e passos – introdução – italiano – modelo CARS (Creat a Research Space)

Abstract

A introdução de artigos científicos vem sendo objeto constante de estudos de pesquisadores que buscam divulgar as instruções sobre o conteúdo linguístico bem com a estrutura argumentativa que compõe o discurso introdutório em uma tentativa de padronização, como podemos observar em Swales (2004), Duszak (1995) e Aranha (2006). Partindo dessa mesma perspectiva, objetivamos investigar as evidências linguísticas e a estrutura argumentativa em introduções desse gênero – artigo científico – em duas diferentes áreas do conhecimento: ornitologia e tecnologia, em uma língua ainda pouco explorada em pesquisas sobre gêneros, a italiana, a fim de verificar a aplicabilidade do modelo CARS (Creat a Research Space), proposto inicialmente por Swales (1997) e revisto por Aranha (2006). Os dados obtidos por meio dessa análise apontam que esse modelo é aplicável às introduções publicadas em língua italiana, mas que, por outro lado, a área do conhecimento exerce uma influência considerável nas escolhas linguísticas, na seleção e na organização dos movimentos e passos que configuram a constituição da introdução desses artigos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Patrícia Fabiana Bedran, UNESP

Aluna do programa de pós-graduação, curso de doutorado, da UNESP – Universidade Estadual Paulista, campus de São José do Rio Preto.

##submission.downloads##

Pubblicato

2011-12-16

Come citare

BEDRAN, Patrícia Fabiana. O MOVIMENTO RETÓRICO DAS INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM LÍNGUA ITALIANA. Cadernos do IL, [S. l.], n. 38, p. 108–129, 2011. DOI: 10.22456/2236-6385.24995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24995. Acesso em: 12 ago. 2026.

Fascicolo

Sezione

Artigos de estudos literários