A MULHER ENQUANTO LEITORA EM SE UM VIAJANTE NUMA NOITE DE INVERNO, DE ITALO CALVINO

Auteurs

  • Bruno Brizotto Universidade de Caxias do Sul
  • Lisana Teresinha Bertussi Universidade de Caxias do Sul

DOI :

https://doi.org/10.22456/2236-6385.37153

Mots-clés :

Leitor, Mulher Leitora, Leitura, Se um viajante numa noite de inverno.

Résumé

O romance Se um viajante numa noite de inverno, escrito pelo ficcionista e ensaísta italiano Italo Calvino, gira em torno de um personagem, o Leitor, que tenta ler um romance intitulado Se um viajante numa noite de inverno, mas é constantemente impedido por uma série de obstáculos, alguns um tanto cômicos, outros com teor mais dramático. Contudo, a obra não é construída somente por esse Leitor, apresentando outros personagens dignos de atenção, como as leitoras Ludmilla e Lotaria, o tradutor Ermes Marana, o professor Uzzi-Tuzii, o escritor e alter-ego de Calvino, Silas Flannery, o editor Cavedagna. Assim sendo, o propósito deste trabalho é examinar que modalidade de leitora está inscrita nas páginas desse romance de Italo Calvino.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Bruno Brizotto, Universidade de Caxias do Sul

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade da Universidade de Caxias do Sul. Áreas de atuação: Estética da Recepção, Teoria do Efeito Estético, Italo Calvino, Erico Verissimo, Hermenêutica, Desconstrucionismo, História da Literatura e Literatura Sul-Rio-Grandense.

Lisana Teresinha Bertussi, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora na Universidade de Caxias do Sul. Áreas de atuação: Teoria da Literatura, Literatura Brasileira (com ênfase na sul-rio-grandense), Literaturas de língua espanhola, Regionalismo Regionalidade, Literatura oral e popular, Poesia e Modernidade.

Téléchargements

Publiée

2013-12-29

Comment citer

BRIZOTTO, Bruno; BERTUSSI, Lisana Teresinha. A MULHER ENQUANTO LEITORA EM SE UM VIAJANTE NUMA NOITE DE INVERNO, DE ITALO CALVINO. Cadernos do IL, [S. l.], n. 47, p. 072–089, 2013. DOI: 10.22456/2236-6385.37153. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/37153. Acesso em: 11 sept. 2026.

Numéro

Rubrique

Artigos de estudos literários