“O PONTO DE VISTA CRIA O OBJETO”: RELACIONANDO A MÁXIMA SAUSSURIANA E A PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DA ANÁLISE DA CONVERSA ETNOMETODOLÓGICA.

Autor/innen

  • Ingrid Frank UFRGS
  • Andréia Kanitz UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.36020

Schlagworte:

Saussure, epistemologia linguística, Análise da Conversa Etnometodológica, interação.

Abstract

Motivado por recorrentes críticas a estudos de linguagem em interação, este trabalho busca verificar em que medida pesquisas realizadas no âmbito da Análise da Conversa Etnometodológica (ACE) convergem com um dos princípios epistemológicos fundamentais de pesquisas em outros campos da área de Estudos da Linguagem, qual seja, com a máxima de que “é o ponto de vista que cria o objeto” (SAUSSURE, 1975, p. 15). Para tanto, examinamos essa máxima em estudos seminais, identificando as implicações metodológicas que ela tem sobre o fazer do linguista, e verificamos se a prática metodológica de estudos em AC evidencia esse entendimento. A análise indica que estudos de interação ancorados na AC contemplam esse pressuposto em cada uma de suas etapas de pesquisa.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Ingrid Frank, UFRGS

Doutoranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Andréia Kanitz, UFRGS

Mestranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Veröffentlicht

2013-05-31

Zitationsvorschlag

FRANK, I.; KANITZ, A. “O PONTO DE VISTA CRIA O OBJETO”: RELACIONANDO A MÁXIMA SAUSSURIANA E A PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DA ANÁLISE DA CONVERSA ETNOMETODOLÓGICA. Cadernos do IL, [S. l.], n. 46, p. 228–243, 2013. DOI: 10.22456/2236-6385.36020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36020. Acesso em: 23 apr. 2025.

Ausgabe

Rubrik

Artigos de estudos literários