AS SEIS MULHERES DE A EDUCAÇÃO PELA PEDRA

Auteurs

  • Letícia Batista da Silva UFRGS

DOI :

https://doi.org/10.22456/2236-6385.28259

Mots-clés :

João Cabral de Melo Neto, A educação pela pedra, caracterização da mulher

Résumé

Este artigo trata da caracterização feminina encontrada nos poemas do livro A educação pela pedra, de João Cabral de Melo Neto. Procura-se verificar de que modo a mulher é vista e descrita, tomando por base o texto do crítico Antônio Carlos Secchin, João Cabral: a poesia do menos e outros ensaios cabralinos. A hipótese inicial é a de que a figura feminina aparece comparada a algo concreto, mas nunca abordada como um objeto estético palpável. Em contrapartida, o vocabulário utilizado pelo poeta para descrever “a cidade” é permeado de substantivos e adjetivos do universo feminino, em um movimento de humanização do espaço urbano.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Letícia Batista da Silva, UFRGS

Graduada em Letras - Português/Inglês pela UFRGS. Especialista em Literatura Brasileira pela UFRGS. Mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS.

Téléchargements

Publiée

2013-03-27

Comment citer

BATISTA DA SILVA, Letícia. AS SEIS MULHERES DE A EDUCAÇÃO PELA PEDRA. Cadernos do IL, [S. l.], n. 45, p. 141–156, 2013. DOI: 10.22456/2236-6385.28259. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/28259. Acesso em: 11 sept. 2026.

Numéro

Rubrique

Artigos de estudos literários