Alice Meets the Antipathies: relations between "The Magic Pudding" and the "Alice" books
DOI :
https://doi.org/10.22456/2236-6385.67782Mots-clés :
Alice’s Adventures in Wonderland, Intertextualidade, The Magic Pudding, Through the Looking-Glass.Résumé
Existem diversas relações entre o clássico infantil australiano The Magic Pudding (1918), de Norman Lindsay e os ingleses Alice’s Adventures in Wonderland (1865) e Through the Looking-Glass (1871) de Lewis Carroll. Tais relações vão desde temas consagrados em histórias infantis, como “comida” e “animais falantes”, a paródias de canções e a episódios como um julgamento em que figuras de autoridade são ridicularizadas. Além disso, o povo australiano é mencionado no primeiro Alice, enquanto o povo inglês também o é em The Magic Pudding. Antes de servirem como instrumentos para ensinamentos morais ou comportamentais, as três histórias parecem ter como foco a diversão infantil e a criança como tomadora de decisões.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.