LIVROS PARA HOMENS: SUCESSOS PORNOGRÁFICOS NO BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XIX
DOI :
https://doi.org/10.22456/2236-6385.67571Mots-clés :
Pornografia, história do livro e da leitura, Brasil republicano, Historiografia literáriaRésumé
Até final do século XIX, comprar e ler livros licenciosos no Brasil era um hábito caro e secreto, quase sempre reservado às elites. A partir de 1880 é possível notar uma crescente visibilidade da literatura pornográfica. A mudança tinha a ver com a expansão do mercado editorial e da leitura nas duas últimas décadas do século. Recém-liberado das amarras da escravidão e da monarquia, o país experimentava a euforia de uma nova era. Novos editores surgem na cena dispostos a investir na publicação e venda de impressos. O conceito de "livro pornográfico" se expande e se consolida como uma faixa reconhecível do mercado livreiro. Nesse trabalho vamos conhecer os livros pornográficos preferidos pelos leitores do período.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.