LIVROS PARA HOMENS: SUCESSOS PORNOGRÁFICOS NO BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XIX

Auteurs-es

  • Leonardo Mendes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67571

Mots-clés :

Pornografia, história do livro e da leitura, Brasil republicano, Historiografia literária

Résumé

Até final do século XIX, comprar e ler livros licenciosos no Brasil era um hábito caro e secreto, quase sempre reservado às elites. A partir de 1880 é possível notar uma crescente visibilidade da literatura pornográfica. A mudança tinha a ver com a expansão do mercado editorial e da leitura nas duas últimas décadas do século. Recém-liberado das amarras da escravidão e da monarquia, o país experimentava a euforia de uma nova era. Novos editores surgem na cena dispostos a investir na publicação e venda de impressos. O conceito de "livro pornográfico" se expande e se consolida como uma faixa reconhecível do mercado livreiro. Nesse trabalho vamos conhecer os livros pornográficos preferidos pelos leitores do período.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Leonardo Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado de Estudos Literários no Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Letras da UERJ.

Téléchargements

Publié-e

2017-01-20

Comment citer

MENDES, L. LIVROS PARA HOMENS: SUCESSOS PORNOGRÁFICOS NO BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XIX. Cadernos do IL, [S. l.], n. 53, p. 173–191, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67571. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67571. Acesso em: 28 avr. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos de estudos literários