A UTOPIA NA OBRA DE H.P. LOVECRAFT: UMA LEITURA POLÍTICA DE AT THE MOUNTAINS OF MADNESS
DOI :
https://doi.org/10.22456/2236-6385.34312Mots-clés :
horror, Lovecraft, utopia.Résumé
O presente artigo visa analisar a novela de horror At the Mountains of Madness (1936), de H.P. Lovecraft, sob uma perspectiva sociopolítica. Para tanto realizamos uma leitura comparativa com os ensaios políticos do autor sobre a Grande Depressão dos anos 30 – mais especificamente os textos “Some Repetitions on the Times” (1933), “A Layman Looks at the Government” (1933) e “The Journal and the New Deal” (1934). Argumentamos que ha indícios claros de que as transformações socioeconômicas provocadas pela Grande Depressão influenciaram o processo criativo de H.P. Lovecraft, levando-o a abordar temas até então nunca discutidos tanto em seus ensaios quanto em sua obra ficcional.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.