Sinfonia narrativa: a metaficção em O triunfo da morte, de Augusto Abelara

Auteurs-es

  • Natália Ubirajara Silva UFRGS

DOI :

https://doi.org/10.22456/2236-6385.18767

Mots-clés :

Romance português contemporâneo – Multiplicidade – Metaficção

Résumé

O presente trabalho objetiva analisar o romance O triunfo da Morte, do autor portuguêsAugusto Abelaira, à luz dos conceitos de multiplicidade e metaficção. Valendo-nos da visão de ItaloCalvino, que considera o romance moderno uma enciclopédia, mostramos como esse “romancesinfonia” abelairiano compendia não apenas questionamentos e temáticas, mas também a função daliteratura e os próprios processos de criação do autor.

PALAVRAS-CHAVE: Romance português contemporâneo – Multiplicidade – Metaficção

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Natália Ubirajara Silva, UFRGS

Mestranda em Literatura Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UniversidadeFederal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Téléchargements

Publié-e

2010-07-26

Comment citer

SILVA, N. U. Sinfonia narrativa: a metaficção em O triunfo da morte, de Augusto Abelara. Cadernos do IL, [S. l.], v. 1, n. 35, 2010. DOI: 10.22456/2236-6385.18767. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18767. Acesso em: 25 juin. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos de estudos literários