A COMPREENSÃO LEITORA E O TEXTO EXPOSITIVO

Auteurs-es

  • Juliana Regiani Pereira Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).
  • Luciane Baretta Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

DOI :

https://doi.org/10.22456/2236-6385.83328

Mots-clés :

Leitura, Compreensão leitora, Textos expositivos, reconto oral.

Résumé

A leitura se inicia na decodificação das letras, passa à compreensão literal, inferencial e vai até à compreensão profunda de um texto. Os professores de línguas possuem papel fundamental no ensino de estratégias para que seus alunos se tornem leitores proficientes. Os textos expositivos são importantes na construção da criticidade dos alunos, pois trazem informações que instigam a sua reflexão, pois, normalmente, estão mais acostumados a ler textos narrativos, na escola e no seu cotidiano. O objetivo deste artigo é mostrar a relevância do ensino da compreensão leitora de textos expositivos para que os alunos alcancem proficiência e se tornem cidadãos críticos. Sugere-se trabalhar com o reconto oral como instrumento de avaliação e ensino da compreensão leitora de textos expositivos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Juliana Regiani Pereira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO); Bolsita CAPES.

Luciane Baretta, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Professora do Departamento de Letras e do Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Téléchargements

Publié-e

2018-11-22

Comment citer

REGIANI PEREIRA, J.; BARETTA, L. A COMPREENSÃO LEITORA E O TEXTO EXPOSITIVO. Cadernos do IL, [S. l.], n. 56, p. 213–228, 2018. DOI: 10.22456/2236-6385.83328. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83328. Acesso em: 29 avr. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos de estudos linguísticos