A VISÃO DISFÓRICA DA CIDADE MODERNA NOS PRIMEIROS TEXTOS DE JUAN CARLOS ONETTI
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.67819Palabras clave:
Literatura latino-americana, Juan Carlos Onetti, cidade moderna, disforia.Resumen
Em toda a obra de Juan Carlos Onetti a cena urbana aparece não somente como pano de fundo, mas também como o elemento que dita a dinâmica das relações interpessoais e os movimentos de escrita de seus narradores-escritores. Desde seus textos iniciais, entre as décadas de 1930 e 1950, contudo, a visão da cidade moderna que se apresenta em sua narrativa já não é aquela de euforia muito difundida entre os escritores vanguardistas do Rio da Prata na década anterior; é, ao contrário, disfórica e crítica – como se pode ver até seu último romance, de 1993 –, marcada por um misto de fascínio e repúdio pela lógica da urbe.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.