O MONGE NARRADOR: SABEDORIA E EXPERIÊNCIA EM "O NOME DA ROSA", DE UMBERTO ECO
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.67102Palabras clave:
Narrador, Pós-Modernismo, Walter Benjamin, O Nome da RosaResumen
O Nome da Rosa é a primeira experiência de Umberto Eco como escritor de ficção e, por este motivo, ele afirma ter lançado mão de uma narrativa especular como máscara para sua iniciação literária. A partir do topos literário do manuscrito encontrado, Eco afasta-se de seu narrador, Adso de Melk, um monge beneditino, que narra com um olhar maduro, suas experiências enquanto noviço e aprendiz. A partir desta conjuntura, buscamos compreender de que maneira Umberto Eco construiu esse labirinto de mediadores, a fim de conseguir caracterizar Adso a partir das ideias de sabedoria e experiência propostas por Benjamin (1985) e da definição de narrador autodiegético proposta por Reis (2003).
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.