ANTAGONISMO DE OLHARES: EMBATES NA RECEPÇÃO DE ROBERTO ZUCCO, PEÇA TEATRAL DE BERNARD-MARIE KOLTÈS

Autores/as

  • Fernanda Vieira Fernandes UFRGS
  • Robert Ponge UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.25320

Palabras clave:

teatro francês', Koltès (Bernard-Marie), Roberto Zucco

Resumen

Ao criar a peça teatral Roberto Zucco, Koltès partiu de um fait divers: a imagem do assassino italiano Roberto Succo. O presente artigo debruça-se sobre a diversidade e o antagonismo de olhares que valeu à peça o fato de seu protagonista ser um matador em série. A proximidade em tempo e espaço da publicação do texto com os assassinatos cometidos por Succo rendeu a Koltès acusações de apologia ao crime. Tal recepção contrária à obra, suscitou revolta entre artistas de teatro e críticos especializados, que saíram em defesa da peça. Esse embate de opiniões leva a refletir a respeito das complexas relações entre o real e a arte (dramática ou não), as funções, os poderes e a liberdade desta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Vieira Fernandes, UFRGS

Doutoranda do PPG em Letras da UFRGS (Área de Estudos da Literatura, Especialidade de Literaturas Estrangeiras Modernas, Ênfase de Literaturas Francesa e Francófonas); bolsista CNPq

Robert Ponge, UFRGS

Professor titular aposentado do Instituto de Letras da UFRGS, docente convidado do Departamento de Línguas Modernas e do PPG em Letras da UFRGS

Publicado

2012-02-27

Cómo citar

FERNANDES, Fernanda Vieira; PONGE, Robert. ANTAGONISMO DE OLHARES: EMBATES NA RECEPÇÃO DE ROBERTO ZUCCO, PEÇA TEATRAL DE BERNARD-MARIE KOLTÈS. Cadernos do IL, [S. l.], n. 43, p. 222–232, 2012. DOI: 10.22456/2236-6385.25320. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/25320. Acesso em: 5 sep. 2026.

Número

Sección

Artigos de estudos literários