“Desclasificar el archivo y abrirlo a público”

Uma leitura da leitura em "El libro de Tamar"

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.153747

Resumen

Este artigo faz uma leitura de El libro de Tamar, de Tamara Kamenszain, a partir da ideia de que o reencontro com um documento íntimo provoca uma leitura que, a um só tempo, desvenda a história de uma relação amorosa e revisita uma geração literária, refletindo sobre ela. Os companheiros nessa relação são Tamara e o seu ex-marido, o também autor Héctor Libertella, que participou, junto a ela, da geração neobarroca na Argentina entre os anos 1960 e 1990, aproximadamente. A partir da leitura do inclassificável texto de Tamara que, por sua vez, pode ser considerado o registro de uma leitura do poema de Libertella, reflito sobre este documento íntimo como fagulha inicial da escrita da autora.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Fontes da Silva Cunha, Universidade Estadual de Campinas

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do qual foi bolsista CNPq e CAPES-PrInt.

Publicado

2026-06-15

Cómo citar

CUNHA, Mariana Fontes da Silva. “Desclasificar el archivo y abrirlo a público”: Uma leitura da leitura em "El libro de Tamar". Cadernos do IL, [S. l.], n. 70, p. 265–281, 2026. DOI: 10.22456/2236-6385.153747. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/153747. Acesso em: 8 ago. 2026.

Número

Sección

Artigos de estudos literários