A condenação da homossexualidade pelo discurso pentecostal e a negação da condenação em <i>Under the Udala Trees</i> de Chinelo Okparanta: uma análise dialógica
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.134963Resumen
A literatura africana de língua inglesa queer passou a ser conhecida nos últimos anos a partir da publicação de vários romances, como Under the Udala Trees de Chinelo Okparanta, nosso objeto de análise. Nele, a protagonista Ijeoma vivencia conflitos entre a sua orientação sexual e dogmas anti-homossexualidade pentecostais. Buscamos, portanto, compreender o papel do discurso autoritário anti-homossexualidade do pentecostalismo na construção da protagonista, estando pautados na teoria do romance de Bakhtin e nos estudos de autores africanos e africanistas que discutem a influência do fundamentalismo religioso na vida de pessoas LGBTQIAPN+ em África. Concluímos que a autora constrói uma personagem quem, mesmo oprimida pelo discurso autoritário pentecostal anti-homossexualidade, é capaz de questioná-lo e, assim, negá-lo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Pedro José Garcia de Menezes, Orison Marden Bandeira de Melo Júnior

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.