FIGURAÇÕES DA RELIGIÃO CRISTÃ EM JOSÉ DE ALENCAR: ENTRE SANTOS, ERRANTES E AMALDIÇOADOS
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.92221Palavras-chave:
Religião cristã, Romance histórico, Crônicas.Resumo
O artigo tem como objetivo estudar a representação da religião cristã nas narrativas ficcionais As Minas de Prata e Alfarrábios, de José de Alencar, a partir de figurações de práticas culturais que envolvem as tradições eruditas e populares do Brasil Colonial. Em ambas as obras, o registro da religião apreende as manifestações do povo e o imaginário coletivo entorno do mito cristão, e confere dignidade à temática da fundação do país, cuja memória é perpetrada pelas práticas dos jesuítas e de sua catequese, pelas tradições dos santos e pelo imaginário cristão sobre os motivos da maldição. O estudo atenta-se ao modo como Alencar opera com diferentes repertórios relacionados à religião católica; por um lado, o popular, povoado pela mistura de crenças religiosas, e por outro, o erudito, entrevisto nas práticas dos clericais, em profundo contato com a entidade coletiva. Entre sagrado e profano, entre santos e demônios, José de Alencar constrói uma quimera religiosa em suas obras, rompendo com a pretensa visão homogênea de religião cristã cultuada no Império.
Downloads
Referências
A ABELHA RELIGIOSA. Rio de Janeiro,1854.
ALENCAR, José de. Alfarrábios: crônicas dos tempos coloniais. Rio de Janeiro: Garnier, 1872.
______. O Jesuíta. Rio de Janeiro: Garnier, 1875.
______. Como e porque sou romancista. Rio de Janeiro: Tip. de G. Leuzinger & Filhos, 1893.
______. As Minas de Prata. In: ___. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1958a. p. 418-1257.
______. Alfarrábios: crônicas dos tempos coloniais. In: ___. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1958b. p.1268-1496.
______. Como e porque sou romancista. Campinas: Pontes, 2005.
BAKTHIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1993.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro, São Paulo, SP: Global, 2002.
DIÁRIO DO RIO DE JANEIRO. Rio de Janeiro: Tipografia do Diário, 1853.
SUE, Eugène. O Judeu Errante. São Paulo: Brasil Editora, 1963.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.