UM OLHAR SOBRE A CAMPANHA PUBLICITÁRIA GENTE BOA TAMBÉM MATA A PARTIR DE UM ENFOQUE SÓCIO DISCURSIVO

Autores/as

  • Graziela Andrighetti
  • Maíra Gomes

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.83473

Resumen

Partindo do pressuposto de que a linguagem é dialógica e situada na interação entre falantes, nos propomos a analisar neste artigo a polêmica campanha publicitária “Gente boa também mata”, lançada em 2016 pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, com o intuito de refletir sobre os diversos entendimentos envolvendo a campanha e sobre as relações entre o projeto enunciativo do enunciador e as interpretações ativas feitas pelos interlocutores. Para tanto, trazemos para a discussão uma das peças que compõem a campanha, bem como seus desdobramentos:  comentários postados em redes sociais, trecho de reportagem de jornal e meme-resposta. Buscamos poder contribuir para as discussões envolvendo mídia e formação de leitores mais críticos.

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Publicado

2018-11-22

Cómo citar

ANDRIGHETTI, G.; GOMES, M. UM OLHAR SOBRE A CAMPANHA PUBLICITÁRIA GENTE BOA TAMBÉM MATA A PARTIR DE UM ENFOQUE SÓCIO DISCURSIVO. Cadernos do IL, [S. l.], n. 56, p. 24–37, 2018. DOI: 10.22456/2236-6385.83473. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83473. Acesso em: 3 may. 2025.

Número

Sección

Artigos de estudos linguísticos