A AULA DE PORTUGUÊS COMO UM ESPAÇO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE A INTERAÇÃO ESCRITA ENTRE PROFESSORA E ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.35986Palabras clave:
PALAVRAS-CHAVE, interação escrita, ensino-aprendizagem, projetos de letramento, prática pedagógica.Resumen
RESUMO: Este trabalho trata da interação escrita estabelecida entre professora e alunos, mediada pelo bilhete orientador do professor em um contexto de ensino/aprendizagem de língua materna. A partir do estudo dos gêneros discursivos, tendo como gênero centralizador do processo, o artigo de opinião, lançou-se um olhar investigativo sobre o processo de escrita e reescrita dos textos dos alunos e as possíveis mudanças provocadas na reconstrução do texto, a partir da avaliação feita através do bilhete orientador do professor. Para tanto, buscamos nos apoiar em estudos realizados sob a ótica da Linguística Aplicada (LA), lançando mão, mais precisamente, da pesquisa qualitativa interpretativista e de uma metodologia embasada na pesquisa-ação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.