(RE) ESCRITA DA SEÇÃO JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE PESQUISA POR ESCRITORES INICIANTES

Autores

  • Marcilene Gaspar Barros Universidade Federal do Ceará
  • Maria Elias Soares Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.35966

Palavras-chave:

Justificativa, Reescrita, Modelo CARS

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as mudanças operacionalizadas pelos sujeitos na revisão/reescrita da seção justificativa do projeto de pesquisa, verificando se tais mudanças relacionam-se aos movimentos retóricos característicos desse texto. Partimos do pressuposto de que, embora sejam escritores iniciantes, os sujeitos podem deter-se em aspectos retóricos e não locais, uma vez que o ensino dá-se com base no modelo CARS de Swales (1990), na perspectiva da escrita como processo, com propósito e audiência definidos. Para a análise das mudanças, utilizamos a tipologia de Fabre-Cols (2002). Os resultados apontam para o uso da adição como estratégia utilizada pelos sujeitos com vistas a suprir lacunas e a satisfazer exigências de um modelo relativamente estável.

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Biografia do Autor

Marcilene Gaspar Barros, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, bolsista CAPES/DS.

Maria Elias Soares, Universidade Federal do Ceará

Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2013-05-31

Como Citar

BARROS, M. G.; SOARES, M. E. (RE) ESCRITA DA SEÇÃO JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE PESQUISA POR ESCRITORES INICIANTES. Cadernos do IL, [S. l.], n. 46, p. 107–128, 2013. DOI: 10.22456/2236-6385.35966. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/35966. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários