HORACIO QUIROGA E LOS DESTERRADOS: O SER E ESTAR NA FRONTEIRA
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.67361Keywords:
narrativas de fronteira, espaço, linguagem, identidadeAbstract
A partir do livro Los Desterrados(1926), de Horacio Quiroga, o presente trabalho se propõe refletir a partir do conceito de fronteira e suas relações, particularmente, a composição do espaço fronteiriço entre distintos sujeitos pelo trânsito de pessoas e de informação. Trazendo como ponto elaborador a representação e a vivência na fronteira dentro do livro, pensando a obra como criação contextual motivada que dialoga e, conjuntamente, cria um mundo de características particulares. Mostra-se este espaço como elemento fundamental para compreensão da condição do ser e estar dos personagens construídos nesse conjunto de contos. Questão que auxilia na compreensão identitária e das relações de poder e de linguagem que ocorrem na constituição de um espaço de fronteira representada na obra.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.