O MAL DE ARQUIVO NO QUIXOTE: O PROBLEMA DO ARQUIVO NA BIBLIOTECA DE DOM QUIXOTE E NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS DA OBRA

Authors

  • Thiago Roney Lira Borges Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67263

Keywords:

Quixote, escrutínio da biblioteca, Mal de arquivo, Derrida

Abstract

a partir do episódio do escrutínio e julgamento dos livros de cavalaria da biblioteca do cavaleiro andante Dom Quixote de la Mancha, o presente artigo analisará o problema do arquivo no que concerne ao processo de arquivamento no conteúdo do capítulo VI do Quixote, bem como em sua função metaliterária na produção de sentidos da escritura cervantina. A impressão freudiana mal de arquivo desenvolvida por Derrida, sobretudo na sua dimensão relacionada à discussão de “verdade material” e “verdade histórica”, como desconstrução ao conceito clássico de arquivo físico e estático, fundamentará a análise.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Thiago Roney Lira Borges, Universidade do Estado do Amazonas

 Mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Amazonas (FAPEAM), possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2010). É ficcionista, publicou dois livros de contos – O estouro da artéria de um cavalo húngaro e A merda do mundo - e um conto em ebook – A panela velha do mundo. 

Published

2017-01-20

How to Cite

LIRA BORGES, T. R. O MAL DE ARQUIVO NO QUIXOTE: O PROBLEMA DO ARQUIVO NA BIBLIOTECA DE DOM QUIXOTE E NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS DA OBRA. Cadernos do IL, [S. l.], n. 53, p. 030–042, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67263. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67263. Acesso em: 28 apr. 2025.

Issue

Section

Artigos de estudos literários