GRAMATIZAÇÃO, IDEOLOGIA E AS RAÍZES DAS TECNOLOGIAS LINGUÍSTICAS

Authors

  • Rodrigo Franklin de Sousa Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.28126

Keywords:

gramatização, ideologia, tecnologias linguísticas

Abstract

No presente trabalho fazemos alguns apontamentos sobre como o processo de gramatização da língua veio a instaurar um distanciamento na reflexão linguística entre a língua e sua utilização concreta. Argumentamos que esse distanciamento foi efetivado pelo desenvolvimento de tecnologias de apropriação da linguagem que excluem do pensamento linguístico a reflexão sobre os contextos sociais ou situações de enunciação. Propomos que a prevalência destas tecnologias se deve a sua eficácia em descrever as regularidades linguísticas e possibilitar seu domínio instrumental. Ao mesmo tempo, estes processos instauram um apagamento da situação social de utilização da linguagem por meio de um processo ideológico que mascara as reais condições de produção da linguagem e converte a reflexão linguística em instrumento de poder e dominação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rodrigo Franklin de Sousa, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, doutor em Letras (Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica), pela University of Cambridge, Reino Unido. E-mail: rodrigo.sousa@mackenzie.br.

Published

2012-06-30

How to Cite

DE SOUSA, Rodrigo Franklin. GRAMATIZAÇÃO, IDEOLOGIA E AS RAÍZES DAS TECNOLOGIAS LINGUÍSTICAS. Cadernos do IL, [S. l.], n. 44, p. 149–164, 2012. DOI: 10.22456/2236-6385.28126. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/28126. Acesso em: 28 sep. 2026.

Issue

Section

Artigos de estudos literários