REMINISCÊNCIAS DE NARRADORES NO CÁRCERE: TRAJETÓRIAS DE OPRESSÃO
Abstract
I seek in this essay to suggest some reasons that explain how the text founded by veracious account are worked according to fictional language in order to reinforce analysis of the works Recordações da Casa dos Mortos, from Fiódor Dostoiévski and Memórias do Cárcere, from Graciliano Ramos. Then, the narrators of that works return, through memory, at the time they were political prisoner and subdue the imagination to writing that it predispose to register reasons for to express personal experiences narrated according to circumstances that have the authors to recover the past and to reconstruct theirs trajectories of oppression.
Downloads
Downloads
Published
Versions
- 2022-09-26 (3)
- 2022-09-26 (2)
- 2022-09-26 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2008 Ubiratan Machado Pinto

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.